Frases nos balões combatem o preconceito/Foto: Aldaci de Souza

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Goretti Reis (PSD), presidente da Procuradoria da Mulher da Alese e integrante da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), realizou uma ação voltada para a Campanha Março Roxo, visando a conscientização sobre a epilepsia.

Balões roxos foram colocados em pontos específicos da Assembleia, a exemplo da recepção do prédio e da Sala de Comissões, com o objetivo de chamar a atenção dos parlamentares, servidores e visitantes, quanto a importância de combater o preconceito ainda existente contra os pacientes, apesar de não ser um problema transmissível.

 

Balões foram colocados na recepção da Alese para chamar a atenção de servidores e visitantes

De acordo com a deputada Goretti Reis, a Unale lançou, em 19 de fevereiro deste ano, a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia (FPIDP), que objetiva ampliar e disseminar o debate em âmbito nacional por meio das 27 Assembleias Legislativas do país.

“A Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia está celebrando o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia com balões roxos e publicações de conteúdos explicativos que podem ser utilizados nas redes sociais dos parlamentares, com instruções de como proceder para ajudar as pessoas em momentos de crises epiléticas”, destaca lembrando a importância de manter a calma quando da ocorrência das crises.

A epilepsia é uma condição caracterizada por alterações recorrentes da função cerebral, conhecidas como convulsões ou crises convulsivas, podendo durar alguns segundos ou até mesmo minutos. As pessoas ao redor não precisam se preocupar, pois essas crises não são transmissíveis.